Novo fardo de borracha é encontrado em praia na Bahia
Bahia
Publicado em 19/08/2021

Um novo fardo de borracha foi encontrado por banhistas na praia de Jauá, distrito de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, na noite de quarta-feira (18).

De acordo com os banhistas, eles acharam que o objeto era uma pedra. No entanto, na manhã desta quinta-feira (19), perceberam que se tratava de mais um fardo de borracha.

Não há detalhes se o material já foi recolhido da praia e se será levado para análise. A Prefeitura de Camaçari informou que não estava ciente do caso. Também não há informação se o fardo achado na quarta-feira tem relação com os que têm aparecido na Bahia, que são de um navio nazista alemão e estavam afundados no mar há 80 anos.

Sobre o material encontrado em Salvador, o oceanógrafo Carlos Teixeira, que é pesquisador no Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC), explicou que os fardos estavam dentro do navio alemão SS Rio Grande, que foi afundado pela frota americana em 1944 contra os nazistas, no fim da Segunda Guerra Mundial. O navio está há quase seis mil metros de profundidade.

Ainda de acordo com Teixeira, o indício de que o material seria de um navio alemão afundado foi uma inscrição em um fardo encontrado em uma praia do Ceará há dois anos. Nele, estava escrito: "Produzido na Indochina Francesa". A região, na época, era dominada pelos japoneses, que eram aliados dos alemães.

 

Surgimento dos fardos

Inicialmente, os fardos de borracha eram chamado de "caixas misteriosas". No início de agosto, ao menos oito apareceram na Praia do Flamengo, no bairro de Stella Maris, orla da capital baiana. Na época, o material foi removido pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).

As caixas foram retiradas da faixa de areia com auxílio de um caminhão com guindaste, por causa do peso. Segundo a Limpurb, a Marinha coletou uma amostra para avaliar junto com o Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Na época, a Capitania dos Portos da Bahia informou que pacotes sem identificação estavam sendo encontrados no litoral do Nordeste desde 2018.

 

Além disso, no dia 3 de agosto, agentes da Limpurb foram acionados após duas novas "caixas misteriosas" serem encontradas na Praia do Flamengo e na Praia de Itapuã, em frente à Igreja da Vila Militar, em Salvador. Ainda de acordo com a Limpurb, elas foram removidas da faixa de areia com o auxílio de um caminhão Munck, por causa do peso, e devem ser encaminhadas para a Capitania dos Portos.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!