Morre mais um suspeito de participar de crime contra PMs; outros 7 ciganos da mesma família foram assassinados em confronto
30/07/2021 16:03 em Bahia

Mais um cigano suspeito de envolvimento na morte de dois policiais militares em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, morreu na manhã desta sexta-feira (30) em confronto com a Polícia Militar na cidade de Anagé, município vizinho. Ele foi identificado como Lindomar da Silva Matos, de 17 anos, segundo informações do Instituto Cigano do Brasil (ICB).

 

No dia 13 de julho, dois PMs, identificados como Luciano Libarino Neves, de 34 anos, tenente, e Robson Brito de Matos, de 30 anos, soldado, foram mortos a tiros no distrito de José Gonçalves. Segundo a polícia, os dois foram cercados por um grupo de seis pessoas, que deflagraram tiros.

Ao menos sete pessoas da mesma família foram mortas desde o homicídio dos policiais. Uma pessoa está custodiada no hospital - o pai dos sete mortos - e outras duas ainda não foram localizadas. A 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Conquista), no entanto, não confirmou se há parentesco entre o homem morto nesta sexta-feira e as outras vítimas que morreram em confrontos com policiais.

De acordo com a SSP-BA, o homem tentava invadir casas na localidade de Lagoa Grande e foi denunciado por moradores. Na ocasião, foram apreendidos um revólver calibre 38, munições e uma faca do tipo peixeira.

 

Ainda conforme a SSP-BA, houve uma troca de tiros entre ele e os policiais e o homem acabou ferido. Ele foi socorrido para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo informações da polícia, o suspeito estava no confronto de quarta-feira (28), com outros três ciganos que morreram após atirar contra equipes das polícias Militar e Civil, mas havia conseguido fugir. Com o trio foi recuperada a pistola do soldado Robson Brito de Matos, roubada após ele ser executado.

Por meio de nota, a SSP-BA informou que pauta suas ações dentro da legalidade e, neste contexto, está adotando todas as medidas para elucidar os assassinatos do soldado Robson Brito Marques e do tenente Luciano Libarino Neves, mortos em serviço, em Vitória da Conquista.

A pasta disse ainda que não compactua com excessos e que está à disposição para recepcionar qualquer tipo de denúncia sobre má conduta policial por meio das Corregedorias, Ouvidorias e também do Disque Denúncia da SSP-BA, através do 181.

Por determinação da SSP-BA, todas as resistências ocorridas contra ciganos após a morte dos policiais estão sendo acompanhadas pela Corregedoria da PM.

G1 entrou em contato com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e com o Instituto Cigano do Brasil (ICB) e aguarda posicionamento.

No dia 19 de julho, o Instituto Cigano do Brasil (ICB) emitiu uma nota pedindo intervenção do poder público, em Vitória da Conquista, após a morte dos dois policiais. A comunidade afirma que vem sofrendo represálias desde então.

De acordo com a delegacia que investiga o caso, a suspeita é de que o crime tenha sido cometido por pessoas que fazem parte da comunidade cigana. Por causa disso, os povos, de pelo menos três etnias ciganas diferentes, têm sofrido represálias de policiais militares e a situação tem causado pânico entre eles.

 

Ameaças nas redes sociais

Além das represálias nas comunidades, as famílias ciganas têm recebido ameaças nas redes sociais. Em uma publicação que viralizou na internet, foi publicado que a comunidade "vai sentir o cajado forte". Informações iniciais são de que a postagem foi feita por um policial.

 

Para o ICB, a publicação se trata de uma "grave violação de Direitos Humanos" e que "representantes da Segurança Pública da Bahia estão expressando seu desejo de matar".

G1 questionou à PM se o policial que fez as ameaças já foi identificado, e se a polícia pretende tomar alguma atitude com relação a esse comportamento, mas a PM não respondeu.

 

Adolescente morto

 

Um adolescente de 13 anos, que faz parte de uma família cigana, foi baleado dentro de uma farmácia no centro de Vitória da Conquista, na noite de 14 de julho, e morreu no hospital no sábado (24). Segundo a Polícia Civil, um homem entrou no estabelecimento e disparou contra ele.

O adolescente foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado a um hospital da cidade, onde deu entrada em estado grave.

O delegado Ney Brito, responsável pela 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) informou que o garoto não participou do crime contra os policiais, mas seria irmão dos suspeitos, que fugiram da cidade.

A delegacia da cidade disse que câmeras de segurança do estabelecimento registraram a ação e serão analisadas.

 

Suspeito preso e outros mortos

 

A Delegacia de Homicídios de Vitória da Conquista apurou que o crime contra os policiais foi cometido por dez pessoas: um pai e nove filhos. Três desses suspeitos morreram em confronto com policiais militares – um dos casos ocorreu na própria cidade e outros dois em Itiruçu.

homem identificado como sendo pai dos suspeitos, e que também teria participado da ação, está preso. Ele, que foi baleado em uma ação policial no mês de julho, está custodiado no Hospital de Base da cidade, e já teve prisão preventiva decretada. Outros suspeitos são considerados foragidos.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!