A região de Boipeba também foi afetada pelo problema. Na terça-feira (20), a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) informou que havia iniciado a reparação de quatro estruturas da linha de transmissão e deu previsão de retorno à normalidade até a noite. No entanto, nesta quarta (21) os reparos ainda não havia sido finalizados.
A empresa afirmou que o local é de difícil acesso e as más condições do terreno, localizado em área de mata fechada e alagado por causa das chuvas, dificultam a chegada de equipamentos, o que causou atraso nos trabalhos.
Segundo os moradores, pousadas, hotéis, restaurantes e obras de construção civil estão funcionado de forma improvisada. O engenheiro Luiz Heleno Fernandes, que trabalha no local, disse que Morro está vivendo uma situação caótica.
“Você não pode tirar dinheiro porque nada funciona. Não pode pagar com o cartão porque internet também não funciona. Inúmeros prejuízos das pousadas, do comércio, da nossa obra que funciona aqui. Está um caos”, disse.
Outra moradora da ilha informou que comida e água para consumo estão ficando escassas. Ela detalhou também que a bateria das máquinas de cartão dos estabelecimentos não podem ser carregadas e as vendas estão comprometidas.
A Coelba disse que mais de 70 eletricistas, operadores e engenheiros atuam na recomposição da rede elétrica que atende a Morro de São Paulo e localidades próximas. Segundo a companhia, avarias provocadas por intervenção externa podem ter provocado o dano na estrutura de transmissão.