O menino de 6 anos que caiu de uma uma atração no Beto Carrero World em Penha, no Litoral Norte de Santa Catarina, apresentou melhora discreta do nível de consciência. Conforme o boletim divulgado às 11h pelo Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí, nesta sexta-feira (25), ele respira sem a ajuda de aparelhos, já abriu os olhos e moveu membros.
O acidente ocorreu na tarde de 19 de julho, enquanto se preparava para tirar uma foto, o menino se desequilibrou da estátua de um gorila. Após a queda, ele foi internado em estado grave e segue internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com acompanhamento das equipes de intensivistas, neurocirurgia e ortopedia.
"Mantém estabilidade hemodinâmica, sem necessidade de ventilação mecânica, com melhora discreta do nível de consciência. Segue sem previsão de alta do setor de terapia intensiva", informou a unidade de saúde.
A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias. Segundo o delegado Rodolfo Farah, que acompanha o caso, a investigação envolve um percurso complexo de análise de informações. Ele segue obtendo dados sobre o que ocorreu com o menino. "Não vou me antecipar em nada antes de obter todos os dados possíveis a respeito do ocorrido com essa criança", afirmou.
De acordo com o advogado que representa a família, Eduardo Chede, na delegacia na quarta-feira (22), o pai da criança narrou os fatos que aconteceram no parque. Outro advogado também acompanhou o depoimento. Ao G1, os pais do menino informaram que não vão se manifestar sobre o caso.
A administração do parque temático informou que presta atendimento para a família.
Queda durante registro de foto
A criança, que mora em Curitiba (PR), comemorava o aniversário no parque junto com os pais e a madrinha. Ela se desequilibrou durante o registro de uma fotografia na estátua de um gorila, segundo informações do parque.
Segundo o advogado que representa a família, Eduardo Chede Junior, a queda aconteceu por a atração estar molhada. Ele informou na terça-feira (22) que, pelas informações iniciais, a criança teria caído de uma altura de aproximadamente dois metros. O menino estava sobre o capô de uma réplica de um carro que compõe a estrutura.
A família alegou também que o parque não sinalizou que a atração emitia som, nem sobre a faixa etária indicada e que o menino se assustou na atração. "Sem que soubesse, o gorila emitiu um rugido muito alto, assuntando-o e fazendo com que se desequilibrasse e caísse, batendo a sua cabeça no chão", diz um trecho da nota do advogado da família divulgada na segunda (21).
O advogado diz ainda que deve solicitar imagens do circuito interno para ter detalhes do que aconteceu. Segundo ele, os responsáveis pelo parque estão em diálogo e prestando apoio para a família e, neste momento, a preocupação é com a saúde da criança.
Conforme a administração do parque, a atração não tem restrição de idade, pois não funciona como brinquedo, sendo uma estátua para que os visitantes tirarem fotos. A dinâmica da queda não foi detalhada pelo Beto Carrero World.