"Fecha a rua lá no gueto, vai ter samba lá no gueto, joga bola lá no gueto, ela é cria lá do gueto". Assim são os versos da música que Iza lança nesta sexta-feira (4).
A cantora de Olaria, zona norte do Rio de Janeiro, resolveu resgatar memórias da infância em "Gueto", primeira música do segundo álbum dela, previsto para este ano.
Ela conta ao G1 de onde surgiu a ideia para a letra. "Partiu de um orgulho muito grande que eu comecei a sentir vendo todas as coisas que eu estava conquistando. Não tinha como celebrar as coisas que estavam acontecendo e o lugar para onde eu estava indo, sem lembrar do lugar de onde eu vim."
Iza no single 'Gueto' — Foto: Divulgação/Rodolffo Magalhães
Ela também pretende inspirar quem ainda está no "gueto", com o seu exemplo de mulher bem-sucedida.
"Quero que as pessoas se sintam orgulhosas de serem quem são", afirma a cantora, eleita como uma das líderes da nova geração pela revista americana 'Time'.
"É possível, sim, abrir as portas para o gueto, é possível ser feliz e bem-sucedido, inspirar outras pessoas fazendo aquilo que a gente ama e mostrar para as pessoas que não existe limite."
"Estampar isso nos meus vídeos é uma questão muito séria para mim, fazer com que as pessoas se sintam representadas, porque eu realmente acho que isso muda a vida".
Iza diz que a indicação da revista foi uma surpresa e serve como combustível para seguir fazendo música:
"Minha cabeça explodiu, nunca imaginei que uma revista como essa pudesse me reconhecer nesse momento da minha carreira, principalmente agora que a gente está sofrendo tanto, está tão inseguro".
"Receber um tapa nas costas assim de: 'Ó está tudo certo, a gente está gostando do seu trabalho' é muito importante. Me sinto muito grata", completa.
O que se pode esperar do 2º disco?
Novo disco de Iza sai nos próximos meses — Foto: Rodolffo Magalhães/Divulgação
O lançamento da música sinaliza o começo dos trabalhos do tão aguardado segundo álbum da cantora, que não vai ser focado em um único gênero.
"Dona de Mim", disco de estreia de 2018, já vinha com essa tendência de misturar ritmos, movimento que a cantora optou por seguir agora. Ela define "Gueto" como "a pontinha do iceberg".
"Nem sei definir ao certo os estilos musicais que têm ali, porque tem coisa que eu não sei nem dar o nome, mas sei que estou muito feliz, tem a minha cara e sei que tem a cara de 'Gueto'", explica Iza.
Dancehall, reggae, trap, hip hop e R&B têm lugar garantido no álbum, segundo a cantora. A data de lançamento ainda não foi divulgada, mas ele está previsto para o segundo semestre deste ano.
"Tem sido muito bacana. Eu e meus parceiros crescemos e amadurecemos musicalmente falando, então está sendo muito proveitoso e divertido descobrir esse processo novo."
Além de resgatar lembranças da infância, o clipe dirigido por Felipe Sassi, parceiro de longa data de Iza, tem um elemento ainda mais especial: a participação de Dona Isabel, mãe da cantora.
Ela aparece olhando para o Cristo, rezando, de costas para a filha que faz uma performance. A cena acontece, de fato, na vida real desde o começo de sua carreira.
"É assim que a minha mãe me assiste. Ela coloca para gravar e vai debulhando o terço todinho enquanto eu estou na TV. Só quando acaba, é que ela para de rezar para assistir como que foi."
"Não vou a lugar nenhum sem a minha fé, sem Deus, e te digo com certeza, se não fosse pela vontade de Deus não estaria aqui. É uma forma de agradecer a Deus por todas as orações que foram atendidas, porque minha mãe rezou viu?"
No single 'Gueto', Iza quis recriar sua história em Olaria, zona norte do Rio de Janeiro — Foto: Divulgação/Rodolffo Magalhães