Imposto de Renda: Receita abre consultas ao quinto e último lote de restituições.
23/09/2020 09:10 em Brasil

A Receita Federal abriu nesta quarta-feira (23) as consultas ao quinto e último lote de restituições do Imposto de Renda 2020. O crédito bancário para 3.199.567 contribuintes será realizado no dia 30 de setembro, totalizando o valor de R$ 4,3 bilhões.

 

As consultas podem ser feitas:

·         na página da Receita na internet;

·         pelo telefone 146;

·         no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

No quinto lote, a restituição será paga:

·         em 30 de setembro;

·         a 3.199.567 contribuintes;

·         no valor de R$ 4,3 bilhões.

·          

Consultas

 

Ao realizar a consulta do Imposto de Renda 2020, o contribuinte será informado de uma das alternativas abaixo:

·         que foi contemplado e que receberá os valores na semana que vem;

ou que a declaração está na "fila de restituição", ou seja, que está tudo correto (apenas aguardando a liberação dos valores nos próximos meses),

·         ou que está "em processamento", ou na "fila de espera" do órgão. Quando a declaração está "em processamento" ou na "fila de espera", pode ser que haja alguma inconsistência de informações, e o contribuinte pode revisá-la para ter certeza, mas isso ainda não é certo.

 

Malha fina

 

Para saber se está na malha fina, os contribuintes podem acessar o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Após verificar quais inconsistências foram encontradas pela Receita Federal na declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora.

Quando a situação for resolvida, o contribuinte sai da malha fina e, caso tenha direito, a restituição será incluída nos lotes residuais do Imposto de Renda.*G1

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!