Pista central do Aeroporto de Congonhas começa a ser reformada.
Brasil
Publicado em 05/08/2020

Começou nesta quarta-feira (5) a obra de recuperação do asfalto da pista principal do aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo. A pista será interditada para pousos e decolagens, que vão ser transferidos para uma pista auxiliar. Será aplicada na pista uma Camada Porosa de Atrito (CPA), usada para diminuir a quantidade de atrito e que escoa mais rapidamente a água, o que evita aquaplanagem, quando o avião perde o contato com o solo. A previsão é que a reforma dure um mês e que o trabalho aconteça 24 horas por dia. A reforma estava programada para o ano que vem, mas por causa do baixo movimento, foi adiantada.

O aeroporto de Congonhas segue com voos limitados por causa da pandemia de coronavírus. Se comparado o movimento de fevereiro com julho, houve uma redução de 100.000 %.

Em março, foram 9.935 voos. Em abril, caiu para 105 voos e em maio foram apenas 56 voos, menos de 2 por dia. Em junho começou a haver uma tímida recuperação de 748 operações de voos comerciais regulares. De acordo com o superintendente do aeroporto de Congonhas, João Márcio Jordão, a pista secundária estará aberta para aeronaves da classe C e toda aviação executiva. "As condições operacionais são seguras. O que estamos fazendo é uma manutenção periódica, ou seja, melhorando as condições e mantendo toda a segurança do aeroporto. Nós adiantamos a programação dessa obra, que estava prevista para o ano que vem, e aproveitando essa baixa movimentação nós trouxemos essa obra para agora com um planejamento grande com as companhias aéreas, a Anac e o Ministério da Infraestrutura", afirmou. O aeroporto de Congonhas foi inaugurado em 1936, mas começou a operar em 1934 depois de uma enchente ter atingido o aeroporto de Campo de Marte, na Zona Norte, que até então era o único aeroporto da cidade. A pista principal tem 1940 metros de comprimento por 45 metros de largura.*G1

Comentários
Comentário enviado com sucesso!