Aos 63 anos, Marilda Silva Alecrim é um exemplo de solidariedade, mesmo em meio às dificuldades. Desempregada, a idosa mora em uma casa sem energia e sem água tratada, em uma ocupação na Vila Santa Rita, em Goiânia. Ainda assim, todos os dias Marilda oferece um prato de comida aos 180 moradores da comunidade, entre crianças e idosos. Por dia, Marilda cozinha mais de 10 kg de arroz e 3 kg de feijão, além de verduras, legumes e carne – quando tem. Para oferecer alimento aos moradores com dificuldades financeiras, Marilda depende de doações. “Enquanto tiver ajuda, eu estarei fazendo, Deus vai abençoar e eu vou estar sempre disposta para poder fazer o que eu estou fazendo”, afirma.
Durante o isolamento social, a idosa percebeu que os vizinhos passaram a ter ainda mais dificuldades, inclusive em relação à alimentação, especialmente as crianças, já que muitas faziam refeições nas escolas, que atualmente estão com as aulas presenciais suspensas. “Eu pedi ajuda, pedi socorro para poder fazer a comida pelo menos para as crianças. Foi chegando [ajuda], perguntaram se eu faria e eu falei ‘faço’. Para isso, eu tenho muito amor no meu coração e força de vontade”, conta.
A retribuição vem em forma de alegria, segundo ela. “Eu fico feliz, mas as crianças ficam muito mais”, comenta.
“Eu acho a comida da dona Marilda muito boa. Eu sempre venho aqui buscar”, conta Mary Ketelem, criança que mora na comunidade.*G1— Foto: Reprodução/TV Anhanguera