Cazares promove festa, é multado por prefeitura, e convidados são orientados a entrar em quarentena.
02/06/2020 14:59 em Brasil

Uma nova escapada na quarentena da Covid-19 deve custar cerca de R$ 130 mil a Juan Cazares, meia do Atlético-MG, diagnosticado com o novo coronavírus no último domingo. O jogador foi denunciado por vizinhos por promover, no dia 15 de maio, uma festa na casa dele no condomínio Boulevard, em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Fiscais da prefeitura e a Polícia Militar foram ao local e constataram a confraternização. Agora, a Vigilância Sanitária deve aplicar penalidade financeira máxima em Cazares. Henrique Melo, diretor de Regulação Urbana de Lagoa Santa, confirmou a multa ao jogador. Segundo ele, a festa não tinha cunho familiar. - A multa dele vai ser provavelmente a máxima. Quem expede a multa é a Vigilância Sanitária, no caso dele é a máxima porque ele é reincidente, já houve outras reclamações e, nessa última, com o decreto, com a questão da aglomeração e a questão do Covid em si, a fiscalização foi ao local, a Polícia Militar deu o apoio necessário, e foi constatado realmente uma festa sem nenhum cunho familiar. Os próprios condôminos, o síndico, foi todo mundo que fez a denúncia a favor dessa intervenção. A multa máxima, a vigilância deve aplicar em torno de R$ 130 mil reais. Além de desrespeitar as normas do decreto de Lagoa Santa que proíbe aglomerações, a festa na casa de Cazares está na mira das autoridades de saúde por causa da Covid-19. Vários convidados, segundo o diretor de Regulação Urbana de Lagoa Santa, procuraram postos de saúde da cidade. Todos serão orientados a entrar em quarentena. Segundo Henrique Melo, foi apurada a presença até de uma van de outra cidade com pessoas para participar da festa promovida por Cazares. - Várias pessoas procuraram (os postos de saúde). As medidas do pessoal de saúde foram muito assertivas nisso. O livro de visitantes do condomínio foi consultado, essas pessoas vão ser procuradas uma a uma, as pessoas têm que ficar em quarentena, as pessoas tem ser acompanhadas pela secretaria de saúde. Os integrantes da festas serão acompanhados de perto. Veio até Van de fora para você ter a noção da quantidade de pessoas que foram chamadas para essa aglomeração. Empregados dele que circulam pelo condomínio, todos esses vão ter acompanhamentos próximos, isolamento forçado, nesse caso tem que fazer a quarentena, e os familiares inclusive.

No último domingo, a assessoria de imprensa do Atlético divulgou que Cazares testou positivo para Covid-19. Os exames foram realizados no sábado. O jogador apresentava quadro assintomático e foi prontamente afastado das atividades do clube, com acompanhamento médico. - Essa festa foi antes (de publicar que o atleta estava com Covid) no final de semana anterior do Atlético publicar que ele está com Covid, mas as medidas vêm sendo tomadas com ele há bastante tempo. Ele é reincidente nessa prática de festas fora de hora no condomínio - disse o diretor de Regulação Urbana de Lagoa Santa.

Posteriormente, a prefeitura da cidade confirmou que a referida festa ocorreu, na verdade, no dia 15 de maio. De acordo com administração municipal, foram três festas com aglomeração. A primeira na semana anterior ao dia 15, quando Cazares foi notificado. No dia 15, a segunda festa, com a aplicação da multa. Por fim, no dia 30 de maio, quando passou pelos exames no Atlético. Por meio da assessoria de imprensa do clube, o Atlético informou que irá apurar os fatos e tomar as medidas cabíveis.

O Delegado Flávio Rabello Teymeny de Lagoa Santa, explicou como será o procedimento por parte da Polícia Civil:

- A Polícia Civil tomou conhecimento na manhã de hoje (terça-feira) sobre as festas que o jogador Cazares promoveu na sua casa nos últimos dias. Considerando que o jogador testou positivo para o novo coronavírus. O teste foi divulgado no último domingo, a Polícia Civil vai instaurar um procedimento investigativo para apurar as circunstâncias desse fato. Considerando também que o município de Lagoa Santa possui um decreto que proíbe esses tipos de aglomerações, inclusive em condomínios fechados, o jogador em principio tomou uma multa de cunho administrativo que já foi repassada pela vigilância sanitária com esse procedimento investigativo crimina, porque o próprio Código Penal, nos capítulos dos crimes contra a saúde pública, no artigo 268, prevê uma pena de um mês a um ano. O artigo diz que infringir determinação do poder público destinado a impedir a introdução ou propagação de doença contagiosa, então, esse procedimento vai ser instaurado e provavelmente chegando a conclusão se o jogador vai ser realmente responsabilizado criminalmente ou não - disse, em entrevista à Rádio Itatiaia.*G1

— Foto: Douglas Magno/BP Filmes

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!