Bebê vence o coronavírus após perder 3 kg em duas semanas em SP: 'Cruel'.
27/05/2020 11:31 em Brasil

O pequeno Arthur Henrique Santos Aguiar, de apenas um ano, se recuperou da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, após 14 dias de internação. O bebê perdeu três quilos em duas semanas e, mesmo sem ser considerado do grupo de risco, teve um abscesso no pulmão e precisou de cuidados médicos especiais. "Foi uma luta", define a mãe Jaqueline Santos da Silva, de 26 anos. Em entrevista ao G1 nesta quarta-feira (27), a mãe, moradora de Guarujá, no litoral de São Paulo, conta que viveu momentos difíceis ao lado do bebê no hospital. Jaqueline explica que Arthur teve duas pneumonias neste ano, e os sintomas fizeram com ela suspeitasse que fosse a mesma doença. O bebê apresentava sintomas como febre, falta de ar e garganta infeccionada. Em março, ele foi internado no PAM da Rodoviária com suspeita de Covid-19. De lá, Arthur precisou ser encaminhado para o Hospital Santo Amaro, junto com a mãe, que ficou em isolamento.

"Quando me colocaram em isolamento, fiquei sem chão, não sabia o que fazer. Pedi orações para quem conhecia, por meio das redes sociais. Hoje, falo que foi Deus quem me deu forças para poder passar por isso com ele", diz emocionada. A mãe ainda relata que, neste período, ele não conseguia comer e sentia muitas dores. "Ele perdeu 3 kg, em duas semanas, por não conseguir comer com a garganta muito inflamada. Além disso, sentia dor, chorava muito, a todo momento. Foi um momento bem difícil", declara.

O raio-X de Arthur apontou um abscesso no pulmão do bebê, que precisou receber medicação intravenosa. Ele também fez tomografia computadorizada e exame de tuberculose, que deu negativo. O exame para Covid-19 só chegou mais de um mês depois, por conta da grande demanda no instituto responsável.

Durante esse período, Jaqueline explica que precisou se dividir com o marido para cuidar da filha mais velha, de nove anos. Ele, que trabalha fora de casa, ficava com a criança durante a noite, e a avó ficava durante o dia. Nesse intervalo, o bebê foi apresentando melhora e pode voltar para casa, onde continuou o tratamento sob o acompanhamento da médica da unidade de saúde do bairro. Agora, Jaqueline comemora os quilos a mais do bebê, que recuperou o peso perdido no período de internação. Ela redobrou os cuidados e celebra a vitória do filho. "Ele é muito novinho e já passou por muitas coisas. É meu guerreirinho de Deus", completa. Com o término da medicação, Jaqueline fez um novo raio-X nesta última semana, confirmando que não tinha mais nada no pulmão da criança. "A gente não pode falar que não vai acontecer com a gente. Eu não saía de casa e, mesmo assim, esse vírus veio para o meu filho. Essa é uma doença cruel. Orava o tempo todo, e agora posso falar que vencemos", finaliza Jaqueline.*G1— Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!