O prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou na manhã desta terça-feira (7) a renovação do decreto que mantém suspenso o funcionamento de bares e restaurantes da capital baiana. A medida é de enfrentamento ao coronavírus. Salvador é a cidade da Bahia com o maior número de casos, com cerca de 260. Na Bahia, até a manhã desta terça-feira (7), o número de pacientes infectados pela Covid passava de 430, com 11 mortes. O prefeito informou que as medidas serão renovadas na quarta-feira (8) por mais 15 dias. ACM Neto informou que está mantido o serviço delivery, assim como quem quiser ir no estabelecimento só pegar o alimento e sair. Nas lojas de conveniência dos postos de combustível, também segue proibido o consumo na parte interna. As pessoas podem entrar, comprar e sair. Não podem sentar no local. Entre outras medidas do decreto que estão mantidas estão:
· Proibição de qualquer atividade sonora nas ruas, para evitar as aglomerações;
· Fechamento de mercados municipais que não vendam produtos de primeira necessidade;
· Suspensão do pagamento da zona azul;
· Suspensão de atividades em casas de shows, espetáculos, casas de eventos, clínicas de estética e salões de beleza;
· Fechamento das academias que funcionam dentro de condomínios.
Além disso, os mercados municipais que estão temporariamente com as as portas fechadas são os de Itapuã, Cajazeiras, Bonfim, Liberdade e das Flores, no Largo Dois de Julho.
Também permanece proibido em Salvador obras civis em condomínios já habitados, exceto as emergenciais. Isso vale, inclusive, para aquelas que estão em andamento.
O prefeito reforçou que este é um momento em que a população deve seguir as instruções da prefeitura e do governo do estado, ficando em casa para evitar a aglomeração de pessoas nas ruas. Na última sexta-feira (3), o prefeito também renovou o decreto que suspende o funcionamento dos shoppings e mantém praias interditadas. No dia 31 de março, ACM Neto já tinha renovado o decreto que suspende as aulas das redes municipal e particular da capital baiana, além do funcionamento de cinemas e academias. Todos os decretos foram renovados por 15 dias.*G1BAHIA — Foto: Bruno Concha/Secom