Bolsonaro recebe governadores nesta terça-feira para discutir queimadas na Amazônia.
27/08/2019 08:49 em Brasil

O presidente Jair Bolsonaro se reunirá na manhã desta terça-feira (27) com governadores de estados da Amazônia para discutir ações de combate às queimadas na região.

O encontro está marcado para as 10h e ocorrerá no Palácio do Planalto quatro dias depois de o presidente ter assinado um decreto autorizando o envio de tropas das Forças Armadas à Amazônia. A Amazônia Legal é composta por nove estados e todos pediram ao governo federal a atuação dos militares.

No último sábado (24), os governadores do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal divulgaram um documento no qual pediram a cooperação do governo federal no combate às queimadas. "Solicitamos à vossa excelência imediatas providências no sentido de viabilizar a cooperação das estruturas dos estados da Amazônia Legal e as do governo federal no emprego específico de combate a focos de incêndio na floresta amazônica do Estado brasileiro, com apoio material para enfrentamento efetivo ao desmatamento e incremento às ações de fiscalização de atividades legais", afirma o documento. Nesta segunda-feira (26), Bolsonaro se reuniu com ministros para discutir as queimadas e, após o encontro, Fernando Azevedo e Silva (Defesa) disse que a situação está "sob controle". Segundo a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, há "suspeita de ação orquestrada" nas queimadas na Amazônia. Além disso, a Polícia Federal decidiu investigar se houve ação criminosa na região. Bolsonaro tem dito, sem apresentar provas, que integrantes de organizações não governamentais (ONGs) podem estar envolvidos. Para ambientalistas, porém, esse tipo de declaração é "irresponsável". *G1

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!