Inadimplência sobe em outubro e atinge a maior taxa anual desde 2016, diz CNC
07/11/2022 15:01 em Brasil

O volume de famílias com contas atrasadas no país voltou a subir em outubro e atingiu a maior taxa anual em seis anos. Segundo dados apurados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a proporção de famílias inadimplentes atingiu 30,3% no mês – um aumento de 0,3 ponto percentual na comparação mensal e de 4,6 p.p. na relação com igual período de 2021.

O percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer (cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa) também apresentou uma piora no quadro anual.

Segundo a pesquisa, a proporção de endividados atingiu 79,2% no mês passado – em outubro de 2021, essa taxa estava em 74,6%. Na relação mensal, por sua vez, houve uma queda de 0,1 ponto.

Segundo o presidente da CNC, José Roberto Tadros, parte do que explica essa desaceleração na proporção de endividados é a melhora progressiva do mercado de trabalho, as políticas mais robustas de transferência de renda e a queda da inflação geral nos últimos meses. Ainda assim, pontua ele, os orçamentos domésticos seguem apertados, principalmente entre as famílias de menor renda.

 
O cartão de crédito é o maior responsável pela inadimplência, segundo a Serasa — Foto: TV Anhanguera/Divulgação

O cartão de crédito é o maior responsável pela inadimplência, segundo a Serasa — Foto: TV Anhanguera/Divulgação

 

“O nível de endividamento alto e os juros elevados pioram as despesas financeiras associadas às dívidas em andamento, ficando mais difícil quitar todos os compromissos financeiros dentro do mês”, explicou Tadros em nota oficial.

 

 

 

Divisão por renda e regiões

 

 

Ainda de acordo com a pesquisa, por exemplo, houve um aumento anual no endividamento tanto entre as famílias de rendas média e baixa (até 10 salários mínimos) quanto para aquelas na faixa de maiores rendimentos (acima de 10 salários mínimos).

 

Entre as modalidades que apresentaram um avanço na proporção de endividados, a CNC destaca as dívidas no cartão de crédito e no cheque especial.

 

 

“Caracterizados pela facilidade no acesso e alta relação com as necessidades de consumo de curto prazo, os dois tipos de dívida foram os mais buscados pelos consumidores que tiveram o poder de compra afetado pela alta da inflação no período”, explicou a economista da Confederação Izis Ferreira.

 

 

Na abertura por regiões, 17 das 27 unidades federativas apresentaram um crescimento na proporção de endividados entre setembro e outubro, com o Paraná no topo da lista, onde 95,8% das famílias estão endividadas. Já na inadimplência, 12 estados apresentaram um aumento no percentual de consumidores que atrasaram seus compromissos, com destaque para Bahia (43,7%).

 

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!