Tatá Werneck diz ser vítima de ameaça e tentativa de extorsão após hacker acessar 'conversas íntimas'
13/08/2022 09:59 em Brasil

Tatá Werneck usou as redes sociais nesta sexta-feira (12) para fazer uma denúncia sobre um ataque hacker. A apresentadora disse estar sendo ameaçada por um hacker que acessou conversas privadas dela.

A atriz afirmou ainda que sofre tentativa de extorsão pelo hacker e que já fez um boletim de ocorrência.

"Qualquer veículo de comunicação que divulgar informações provenientes de uma extorsão será conivente com o crime", escreveu ela.

Segundo o Código Penal, o crime de extorsão caracteriza-se pelo ato de constranger alguém, por meio de violência ou grave ameaça, com o objetivo de obter para si ou para outros indevida vantagem econômica. A pena pode variar de quatro a dez anos de reclusão e multa.

Ataques hackers podem colocar em risco dados bancários, cartões de crédito, senhas e informações pessoais. Em muitos casos, hackers se valem de técnicas como extração e raspagem de dados de redes sociais para, cruzando informações sobre perfis, aplicar golpes.

 

Empresas, mesmo gigantes como a americana Colonial Pipeline, que detém a maior rede de oleodutos dos Estados Unidos, também têm sido vítimas de ataques cibernéticos. Um relatório da Chainalysis, empresa que analisa o uso de criptomoedas em transações criminosas, mostra que em 2020 houve um aumento de 311% nos pedidos de resgate por dados sequestrados, e pelo menos US$350 milhões de dólares foram pagos a grupos criminosos.

 

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!