Família procura corpo de idoso que teria morrido de Covid e desapareceu do Hospital Geral de Nova Iguaçu
17/09/2021 14:41 em Brasil

Parentes do paciente Nilton Bento da Silva, que teria morrido de Covid-19, na manhã de quinta-feira (16) no Hospital Geral de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, estão tentando localizar o corpo do idoso. As filhas foram chamadas para reconhecer o corpo do pai, mas encontraram o corpo de um jovem ensanguentado.

A família de Nilton diz que funcionários do hospital disseram que os corpos podem ter sido trocados. Com isso, o corpo do idoso teria seguido para o IML no lugar do corpo do jovem, que teria sido vítima de atropelamento.

Inicialmente, os funcionários disseram que a confusão teria sido causada porque os dois se chamavam Nilton.

 

Versões diferentes

 

Mas outros funcionários do mesmo hospital deram outra versão. Eles disseram para as filhas que o corpo do pai delas tinha ido para o IML porque ele tinha sofrido um traumatismo na cabeça, mas não informaram o que causou o traumatismo.

Márcia e Patrícia contaram que antes de avisar sobre o falecimento de Nilton, o hospital chegou a informar que ele teve uma melhora e teria sido transferido para a sala verde da unidade. As filhas dizem que o pai chegou ao hospital consciente, conversando e andando, apenas com diagnóstico de Covid.

"Falaram que ele estava bem, que ele estava estabilizado e tinha ido para a sala verde", contou Elizabeth Sales de Assis, viúva de Nilton, que desconfia que ele tenha levado um tombo no hospital.

A filha Márcia Angélica quer saber como surgiu esse traumatismo na cabeça de Nilton.

"Quando nós chegamos ontem para reconhecer o corpo, às 14h, chamaram a gente e ao abrir (o saco de óbito), não era o meu pai. E aí, questionamos: cadê o corpo do meu pai? Na hora, falaram: meu Deus, sumiu? Sumiram com o corpo. A cúpula do hospital se reuniu. E viraram para nós duas e disseram: seu pai foi para o IML porque ele tinha um hematoma na cabeça. Meu pai chegou andando, falando, conversando com a minha mãe, normal. Meu pai chegou aqui para se recuperar da Covid", disse a filha.

Diante da confusão, a família de Nilton Bento da Silva foi até a 58ª DP (Posse). Os parentes foram orientados a procurar o corpo no IML de Nova Iguaçu.

No IML, eles receberam a informação de que só um encarregado do próprio IML, com a identidade de Nilton, faria o reconhecimento do corpo.

 

Caso registrado na delegacia

 

Os parentes voltaram à delegacia para registrar o caso e ao hospital para saber onde está o corpo de Nilton Bento da Silva.

Em nota, o Hospital Geral de Nova Iguaçu admite que houve um problema na comunicação com a família de Nilton sobre o reconhecimento do corpo na unidade, que já havia sido levado para o IML. O hospital informou que foi detectado uma lesão por trauma na cabeça do paciente, descoberta após a análise do corpo. O procedimento foi realizado após o óbito.

Seguindo o protocolo que inclui trauma, o corpo teve de ser transferido para o IML para que seja feita a perícia.

Disse ainda que uma sindicância foi aberta para apurar todos os fatos relatados e que está à disposição da família para prestar esclarecimentos. O hospital afirma que a causa da morte do paciente foi Covid, mas aguarda o resultado da perícia do IML para fornecer mais informações à família.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!