Três balões de ar quente tiveram danos materiais após um pouso de emergência provocado por fortes rajadas de vento durante um passeio em Praia Grande, no Sul catarinense, na manhã desta quarta-feira (18). Um turista deslocou a clavícula e outro quebrou o braço. O ex-BBB Lucas Gallina, de 28 anos, também estava em uma das estruturas. Ele não se machucou.
Além dos dois feridos que seguiam no Hospital Nossa Senhora de Fátima até o início desta tarde, outras seis pessoas sofreram escoriações leves pelo corpo, receberam atendimento e foram liberadas.
Segundo o secretário de turismo de Praia Grande, Jorge Scandolara Junior, o passeio teve início por volta das 6h30. No meio do voo, perto das 7h30, as rajadas de vento de cerca de 70km/h começaram na região. Ao todo, 12 balões precisaram realizar a manobra e três deles apresentaram os maiores prejuízos materiais.
"Os balões começaram a ganhar muita velocidade e os pilotos se viram obrigados a realizar um pouco de emergência. Foi neste pouso que aconteceu o acidente", esclareceu o secretário.
Ex-BBB 20
Lucas Gallina, participante do BBB 20, estava em um dos balões que realizou o pouso de emergência. Segundo o secretário de turismo, foi a administração municipal que o convidou para o voo. O empresário estava com a namorada durante a manhã e postou sobre a experiência.
"Não vou mentir para vocês, medo dá. Para quem tiver medo de altura que nem eu. Estou até gaguejando, mas é massa", disse o empresário antes do pouso.
O ex-BBB publicou vídeos após o pouso de emergência, mas apagou em seguida. Em outro vídeo, ele esclareceu o que aconteceu:
"Para deixar bem claro, o passeio é sinistro, animal. A vista lá de cima é show de bola. Experiência incrível. O que aconteceu com a gente foi uma casualidade. É muito raro. Aqui na cidade foi a primeira vez que acontece isso", disse.
O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros da região, Luiz Felipe Lemos, informou que nem a corporação nem o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou Defesa Civil foram acionados na ocorrência. Utilizando meios das próprias empresas, os turistas e pilotos foram encaminhados para um hospital na região. A atividade está suspensa na cidade.
A administração municipal informou ainda que a atividade de balão ocorre há 5 anos na cidade e até o momento não houve registro parecido. A administração municipal pretende contratar uma assessoria meteorológica para ajudar nas previsões.
"Neste caso, algumas pessoas [empresas] voaram e outras não. [A contratação da assessoria servirá] para que nós tenhamos uma organização dos voos. Quem vai dar a palavra final dos voos vai ser a prefeitura. E [vamos] criar leis para quem desrespeitar isso", informou o secretário de turismo.
Pouso de emergência de 03 (três) balões de ar quente
O incidente envolveu 03 balões de ar quente, ocorrendo devido ao mau tempo não previsto nos aparelhos meteorológicos.
Os balões fizeram um pouso de emergência, sendo que em um deles houve ferimentos dos passageiros. Oito pessoas foram levadas ao hospital: duas com fraturas no braço e clavícula, e seis apenas com escoriações.
O pouso de emergência não se deve chamar de queda dos balões.