Covid-19: Saúde do DF investiga se professores já imunizados voltaram a postos para tomar vacina da Janssen
Brasil
Publicado em 30/06/2021

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) investiga três denúncias de professores que, mesmo já imunizados contra a Covid-19 com doses de outros fabricantes, voltaram aos postos para tomar a vacina da farmacêutica Janssen, única de apenas uma dose usada no país.

O caso chegou à pasta depois que servidores da Saúde identificaram, por meio do sistema de controle de vacinação, que professores imunizados no último fim de semana já tinham recebido doses anteriormente (veja mais abaixo).

 

  • Na última quinta-feira (24), o DF recebeu 19.850 doses da vacina da Janssen. Foi o primeiro lote da fabricante a chegar na capital. Do total, 18 mil foram reservadas para profissionais de educação da rede pública, e 950 para pessoas sem-teto.

     

    Servidores identificam irregularidades 

    TV Globo teve acesso a conversas entre servidores que trabalham na campanha de vacinação. Nos diálogos, eles afirmam que identificaram as possíveis irregularidades ao incluírem os dados dos imunizados no sistema, já que, na hora da aplicação da dose, não há consulta.

     

     

    "Gente, 'tô' enfurecida. Vários professores que já foram vacinados anteriormente em outros grupos prioritários estão vacinando novamente com a Janssen", diz a mensagem de uma servidora.

     

     

    "Só detecta [a irregularidade] quando lança no sistema. Vários [professores] com doses de CoronaVac e AstraZeneca, e tomando novamente. Agora, tivemos que colocar uma pessoa na fila consultando CPF por CPF, para ver se tem registro", continua. 

    Investigação

     

    A Secretaria de Saúde apura se os CPFs dos servidores flagrados foram usados de forma indevida ou se eles realmente voltaram para tomar as doses da Janssen. Segundo a pasta, os servidores vão ter o direito de se defenderem, mas se for comprovada má-conduta, podem ser punidos.

     

    A SES-DF diz ainda que trabalha em parceria com o Ministério Público na investigação de denúncias ligadas à vacinação. Já o MP do DF informou que ainda não recebeu suspeitas sobre o assunto, mas que acompanha a imunização junto à secretaria.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!