Músicos da Osba e outros dois suspeitos de matar homem espancado em bairro nobre de Salvador são soltos
11/04/2024 17:34 em Bahia

Os quatro suspeitos de matar Willys Santos da Conceição, de 27 anos, espancado em Salvador, foram postos em liberdade provisória. Eles deixaram a Penitenciária Lemos Brito, também na capital baiana, na tarde de quarta-feira (10). O crime ocorreu em 23 de março no Corredor da Vitória, bairro nobre da cidade.

A informação foi confirmada ao g1 pelo advogado Vinicíus Dantas, que representa os dois músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia envolvidos no crime — o flautista Lincoln Sena Pinheiro e o violista Laércio Souza dos Santos — e o namorado de Lincoln, Marcelo da Cunha Rodrigues Machado.

 

O quarto suspeito libertado é Sérgio Ricardo Souza Menezes, morador da região. O advogado que defendia o homem deixou o caso e o portal ainda não conseguiu localizar a atual defesa dele.

Segundo Dantas, todos terão que obedecer medidas cautelares, como comparecer a um cartório para prestar informações de três em meses e não sair da comarca.

 

Indiciamento

 

Na última sexta (5), a Polícia Civil informou que os quatro foram indiciados pelo crime de lesão corporal seguido de morte. O inquérito policial instaurado pela 1ª Delegacia de Homicídios (DH/Atlântico) e encaminhado à Justiça no dia 2 de abril.

De acordo com a corporação, câmeras de vigilância, depoimentos de testemunhas, de familiares e outros elementos coletados durante as ações investigativas colaboraram para a conclusão do procedimento.

O inquérito está sob apreciação da Justiça e depois será analisado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA).

Família identifica homem morto após ser espancado em bairro nobre de Salvador — Foto: Reprodução/TV BAHIA

Família identifica homem morto após ser espancado em bairro nobre de Salvador — Foto: Reprodução/TV BAHIA

 

 

Entenda o caso

 

O crime aconteceu na madrugada de 23 de março. Informações divulgadas apontam que Laércio e o casal Lincoln e Marcelo saíam de uma lanchonete na região, por volta das 4h, quando teriam sido abordados pela vítima de espancamento. Nesse momento, o homem teria anunciado um assalto e os três reagiram.

Morador da região, Sérgio passava pelo local e teria se juntado ao grupo na agressão.

Outros moradores relataram que ouviram os gritos da confusão e acionaram a Polícia Militar. Os agentes chegaram ao local e prenderam os quatro envolvidos em flagrante.

Os suspeitos alegaram legítima defesa e informaram que o crime ocorreu após Willys tentar assaltá-los[Confira abaixo as circunstâncias do crime]

Já o irmão de Willys, Florisvaldo Conceição, disse em entrevista para o Bahia Meio Dia, programa da TV Bahia, que não acredita que o irmão tentou assaltar os suspeitos do espancamento, e sim, que ele teria pedido um cigarro aos rapazes.

 

"Não tem como eles fazerem aquilo com um jovem daquele, que tem família, dizendo que mora na rua. Ele não morava na rua, ele tem casa, tem família", disse o irmão da vítima.

 

corpo de Willys Santos foi reconhecido pelo irmão, no Instituto Médico Legal (IML), no dia 27 de março, quatro dias após o crime.

 

O corpo dele foi sepultado um dia após o reconhecimento, no Cemitério de Plataforma, no subúrbio de Salvador.

 

Músicos suspensos da Osba

 

flautista Lincoln Sena Pinheiro e o violista Laércio Souza dos Santos, suspeitos de cometerem o crime, foram suspensos do trabalho na Orquestra Sinfônica da Bahia. A decisão foi anunciada no dia 25 de março pela Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA), gestora do grupo.

Na ocasião, a ATCA também informou a decisão de suspender o Concerto de Páscoa da Osba "em respeito aos acontecimentos citados". O evento seria realizado no dia 28 de março, na Sala da Coro do teatro.

Os dois foram levados para a delegacia em flagrante no mesmo dia do espancamento, junto a Marcelo da Cunha Rodrigues Machado, namorado de Lincoln, e Sérgio Ricardo Souza Menezes, morador da região que se envolveu no caso ao passar pelo local.

Depois de serem detidos, os suspeitos passaram por audiência de custódia e, na ocasião, tiveram as prisões convertidas em preventivas.

 

As circunstâncias do crime

 

Informações divulgadas até o momento apontam que Laércio e o casal Lincoln e Marcelo saíam de uma lanchonete na região, por volta das 4h, quando teriam sido abordados pela vítima de espancamento. Nesse momento, o homem teria anunciado um assalto e os três reagiram.

 
Os namorados Marcelo Rodriguez e Lincoln Sena são suspeitos de cometerem o crime no Corredor da Vitória — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Os namorados Marcelo Rodriguez e Lincoln Sena são suspeitos de cometerem o crime no Corredor da Vitória — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Morador da região, Sérgio passava pelo local e teria se juntado ao grupo na agressão.

Outros moradores relataram que ouviram os gritos da confusão e acionaram a Polícia Militar. Os agentes chegaram ao local e prenderam os quatro envolvidos em flagrante.

 

O que dizem as defesas?

 

As defesas dos suspeitos não falam em espancamento. Advogado dos três jovens, Vinícius Dantas, disse que seus clientes imobilizaram o homem.

"Esse rapaz tentou assaltar os meus clientes, agrediu os meus clientes, que reagiram, imobilizaram, ligaram para o 190, chamaram a polícia, esperaram a polícia chegar no local. No momento, eles soltaram o rapaz pra polícia imobilizar, ele ainda estava com vida, mas antes da polícia encostar nele, ele veio a falecer", justificou.

 
 
 

Já Danilo Silva, advogado do morador que se envolveu no caso quando passava pelo local, disse que o cliente tentou apartar a confusão e também ligou para o 190. Segundo o defensor, o homem disse à polícia: "Tentei dar socorro aqui, mas parece que ele foi apagado".

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!