Atriz Léa Garcia morre aos 90 anos de infarto em Gramado
15/08/2023 15:48 em Brasil

Morreu, na madrugada desta terça-feira (15), a atriz Léa Garcia, que seria homenageada com o Troféu Oscarito durante a 51ª edição do Festival de Cinema de Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul. O filho e empresário de Léa, Marcelo Garcia, disse ao g1 que a atriz teve um infarto. Ela chegou a ser encaminhada para o Hospital Arcanjo São Miguel, mas chegou sem vida.

A atriz Léa Garcia, de 90 anos — Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto

A atriz Léa Garcia, de 90 anos — Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto

 

O anúncio da morte foi feito em uma publicação no seu perfil oficial da artista no Instagram. (Veja abaixo)

A organização do Festival de Cinema de Gramado informou que possíveis alterações na programação serão anunciadas em breve. "Léa Garcia possuía uma história antiga com Gramado, conquistando quatro Kikitos", diz a nota. O texto completo abaixo.

 

 

Léa Garcia estava com 90 anos e contabilizava mais de 100 produções no currículo, incluindo cinema, teatro e televisão. Ela já conquistou quatro Kikitos, com "Filhas do Vento", "Hoje tem Ragu" e "Acalanto".

Léa consolidou uma carreira de papéis marcantes em produções como "Selva de Pedra", "Escrava Isaura", "Xica da Silva" e "O Clone". Ela foi peça fundamental na quebra da barreira dos personagens até então destinados a atrizes negras.

"Quando eu estava começando no mundo das artes ela já brilhava nas telonas. Léa Garcia é uma inspiração. Doce, gentil, talentosa, uma estrela, uma pérola. Precisamos reverenciá-la todos os dias", afirmou a atriz Zezé Motta, que também recebeu o Troféu Oscarito, em 2007.

A tradicional honraria é concedida desde 1990.

Morre a atriz Léa Garcia, que seria homenageada no Festival de Cinema de Gramado — Foto: Divulgação

Morre a atriz Léa Garcia, que seria homenageada no Festival de Cinema de Gramado — Foto: Divulgação

 
Léa Garcia seria homenageada com o Troféu Oscarito — Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto

Léa Garcia seria homenageada com o Troféu Oscarito — Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto

 

Nota do Festival de Cinema de Gramado

 

É com imenso pesar que a organização do Festival de Cinema de Gramado informa que a atriz Léa Garcia faleceu na madrugada de hoje (15), no hotel que estava hospedada em Gramado. A atriz receberia o troféu Oscarito na noite de hoje, ao lado de Laura Cardoso. De acordo com o Hospital Arcanjo São Miguel, a causa da morte foi um infarto agudo do miocárdio.

Dona Léa Garcia havia chegado a Gramado no último sábado (12) acompanhada do filho, Marcelo Garcia. A atriz circulava diariamente pelo evento, onde acompanhou diversas sessões no Palácio dos Festivais. Em uma de suas passagens pelo tapete vermelho, a atriz afirmou ao portal Acontece Gramado ter “um enorme prazer em estar mais uma vez em Gramado. Esse calor, essa receptividade com a qual a cidade nos recebe. Aqui tem um leve sabor de chocolate no ar. Obrigado a todos que fazem o festival, que participam e que concorrem. Aqui me sinto sempre prestigiada”.

 

Léa Garcia possuía uma história antiga com Gramado, conquistando quatro Kikitos com Filhas do Vento, Hoje tem Ragu e Acalanto. Aos 90 anos, a veterana detinha de um currículo com mais de cem produções, incluindo cinema, teatro e televisão. Com uma célebre trajetória nas artes, foi indicada ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes em 1957 por sua atuação no filme Orfeu Negro que, em 1960, ganharia o Oscar de melhor filme estrangeiro, representando a França.

Atuando em produções para televisão, cinema e teatro, Léa consolidou uma carreira de papéis marcantes em produções como Selva de Pedra, Escrava Isaura, Xica da Silva e O Clone. Foi peça fundamental na quebra da barreira dos personagens tradicionalmente destinados a atrizes negras. Tornou-se, assim, uma referência para jovens atores e admirada pela qualidade de suas atuações.

Dona Léa seguia ativa nas artes cênicas. Em 2022, atuou nos longas Barba, Cabelo e Bigode, Pacificado e O Pai da Rita. Ontem (14) havia confirmado negociações com a TV Globo para atuar no remake da novela Renascer.

Possíveis alterações na programação do Festival de Gramado serão anunciadas em breve pela organização.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!