Firmiane Venâncio toma posse como defensora-geral da Bahia; baiana é a sexta mulher a ocupar o cargo
03/03/2023 15:24 em Bahia

Firmiane Venâncio tomou posse na quinta-feira (2) como defensora-geral da Bahia, sendo a sexta mulher a ocupar o cargo. Nomeada pelo governador Jerônimo Rodrigues no sábado (24), Firmiane vai comandar a Defensoria Pública do Estado (DPE/BA) durante o biênio 2023-2025.

Realizada no auditório do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), a solenidade teve participação de representantes dos três Poderes, das Defensorias no Brasil, da administração Superior da Defensoria baiana e da Ouvidoria da instituição.

Também estiveram presentes o vice-governador Geraldo Júnior, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, a ouvidora geral da DPE/BA, Sirlene Assis, e a presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (ADEP-BA), Tereza Cristina.

Firmiane já desempenhou outras atribuições administrativas na estrutura da instituição, incluindo a coordenação das Defensorias Públicas Regionais, a direção da Escola Superior da DPE/BA e a subdefensoria-geral, segundo mais alto cargo da hierarquia.

No discurso de posse, ela recordou sua trajetória pessoal e de atuação na carreira. Segundo a defensora, sua candidatura é parte de um projeto feminista dentro do Sistema de Justiça e o principal desafio de sua gestão será superar a defasagem da DPE/BA com relação às outras defensorias estaduais.

Feminista, Firmiane afirmou ainda que atuar na defesa dos direitos das mulheres negras, indígenas e pobres em situação de violência foi e ainda é o que exige o máximo de suas forças.

Estiveram na mesa de honra da cerimônia o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nilson Lage; o deputado Niltinho representando o presidente da Assembleia Legislativa, a procuradora Geral de Justiça, Norma Cavalcanti, o presidente do Conselho Nacional de Defensoras(es) Públicos Gerais, Florisvaldo Fiorentino Júnior, representando a presidência do TRE-BA, o ouvidor do Tribunal Vicente Buratto, representando a presidência da Associação Nacional das Defensoras(es) Públicos (ANADEP), Igor Raphael Santos, a presidente da OAB-BA, Daniela Borges; o defensor chefe da Defensoria Pública da União, Sérgio Goulart, o chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Luis Carlos Carneiro Filho, a corregedora geral da DPE-BA, Liliana Cavalcante e o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!