Recuamos para não haver outra Vila Moisés', diz policial sobre operação em Castelo Branco
05/08/2016 15:46 em Bahia

O gerente do tráfico na localidade da Antártica, em Castelo Branco, Celso da Silva Moreira, o Pezão, 21 anos, foi preso no início tarde de quinta-feira (4), em operação da 47ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Pau da Lima). Ele, junto com outros três suspeitos, foram apresentados nesta sexta-feira (5), na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Pituba.

Celso possui um mandado de prisão em aberto por roubo qualificado e tem quatro entradas por tráfico de drogas. Ele foi detido no interior de uma casa, com dois adolescentes. Na operação, também foram presos Odilei Santana dos Anjos, 24; Edson dos Santos, 26; e Wells Moura Nascimento, 23. Durante a ação, o soldado da PM Anaxágoras Bispo da Silva foi baleado na perna direita.

Segundo o coordenador da 2ª Delegacia de Homicídios (2ªDH/Central), delegado Marcelo Sansão, a localidade da Antártica tem difícil acesso para a polícia, já que os traficantes têm visão privilegiada de quem chega e sai. Os criminosos contam ainda, segundo ele, com armamento pesado. "É uma equipe que tem a política de enfrentamento da polícia, então, sempre vai ter confronto", afirmou o delegado.

"Foi a primeira vez que vi a equipe chegar tão nervosa. Um dos homens disse: 'doutor, nós recuamos para não haver outra Vila Moisés'", pontuou Sansão, em referência aos 12 mortos pela Rondesp no bairro do Cabula, em fevereiro do ano passado.

Segundo o delegado, a 47ª CIPM recebeu denúncias, por meio de WhatsApp, de que homens estariam expondo armas na localidade da Antártica. Chegando ao local, por volta de meio-dia, a equipe da polícia foi surpreendida por 12 homens armados que atiraram contra os PMs. Em tentativa de fuga, o suspeito Mailton de Jesus Lopes, 24, acabou morrendo. Cinco bandidos conseguiram fugir.

Segundo Sansão, Mailton não era líder nem chefe de facção, era um "soldado do tráfico" e não tinha passagens na polícia.  Ainda de acordo com Sansão, a polícia vai continuar atuando na localidade para prender o chefe da quadrilha, identificado apenas como Fabão. Com os suspeitos, a polícia apreendeu duas pistolas, ponto 40 e 9 mm, além de 161 pedras de crack e 102 pinos de cocaína.

De acordo com a Polícia Civil, Odilei tem passagem por tráfico e é apontado como um dos autores de uma chacina que vitimou três pessoas, no bairro do Arenoso, em 2011. Os adolescentes foram encaminhados para a Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI). O soldado Anaxágoras passou por cirurgia na perna, passa bem e deve receber alta na tarde de hoje, segundo informações do major José Mesquita, comandante da 47ª CIPM.   

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!